Toxoplasmose: causa, sintomas, tratamento e prevenção


A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um parasita com nome similar e igualmente estranho, o Toxoplasma gondii. Essa doença gera discussões polêmicas, principalmente quando associa-se a causa da toxoplasmose com a presença de gatos no ambiente frequentado por mulheres grávidas. Neste artigo você saber tudo sobre a toxoplasmose e se o gato é realmente o grande vilão dessa história.
 

A Causa da Toxoplasmose

toxoplasmose-mulher-gravidaA toxoplasmose infecta humanos e várias espécies de animais em todos os países do mundo, não se restringindo à determinadas regiões. Um fato curioso é que, segundo a OMS, cerca de 70% a 80% da população adulta mundial está infectada com a toxoplasmose, porém a doença é assintomática na grande maioria desses indivíduos, se manifestando com gravidade somente em pessoas com o sistema imunológico comprometido (transplantados, submetidos a quimioterápicos ou portadores de HIV). Muito bem, mas como ocorre a transmissão da toxoplasmose em humanos?

Muito diferente do que a grande maioria da população pensa, estima-se que apenas 1% dos gatos hospedam a toxoplasmose. Esta estatística elimina o título de vilão do gato, mostrando que a grande maioria dos humanos infectados adquiriram a doença através de transfusões de sangue, transplantes de órgãos e comendo carne crua ou mal cozida (cordeiro, porco ou vaca).

Aprofundando um pouco mais, a infecção de toxoplasmose originada por gatos, se dá somente se o humano apresentar descuido ao manipular a caixa de excrementos, o que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas. Dessa forma fica ainda mais fácil de entender que a infecção originada por felinos é rara.
 
 

Diagnóstico da Toxoplasmose em Humanos

toxoplasmose-exame-olhoExistem diversos meios de se diagnosticar a toxoplasmose, dentre eles:

  • Exame de títulos de anticorpos para a toxoplasmose
  • Tomografia computadorizada da região do crânio
  • Ressonância magnética da cabeça
  • Exame com lâmpada de fenda, que é usada para visualizar a parte “interna” do olho humano
  • Biópsia do cérebro

 
 

Sintomas da Toxoplasmose

Como dito inicialmente, a maioria das infecções primárias da toxoplasmose não produz sintomas. O período entre a exposição ao parasita e o desenvolvimento dos sintomas da doença, varia de 1 a 2 semanas. A doença pode afetar diversos órgãos, como: cérebro, coração, pulmões, olhos e o fígado.

Alguns sintomas da toxoplasmose que podem surgir em pessoas com sistema imunológico saudável:

  • Os linfonodos na cabeça e no pescoço podem ficar aumentados
  • Dores de cabeça
  • Febre Branda
  • Dores musculares
  • Dores de garganta

Em pessoas com o sistema imunológico mais frágil, a toxoplasmose pode apresentar:

  • Confusão mental
  • Febre
  • Cefaleia
  • Visão borrada, provocada por inflamação da retina
  • Convulsões

 
 

Como saber se o meu gato tem Toxoplasmose?

Nos gatos a toxoplasmose é pouco frequente e os sintomas clínicos são, em grande parte, inespecíficos e de identificação um pouco complexa em um simples exame clínico.

gatinhosPorém, os gatos infectados com toxoplasmose podem gerar suspeitas da doença apresentando depressão, falta de apetite, febre, acúmulo de líquido no abdômen, pele e mucosas amareladas e falta de ar. É possível também haver alterações oculares e convulsões, tremores e paralisias, em casos mais avançados. A confirmação da doença pode ser obtida através de exame laboratorial.

Vale ressaltar que os sintomas da toxoplasmose são mais frequentes em filhotes, idosos e animais com o sistema imunológico comprometido.

Em caso de suspeitas, considere a possibilidade de levar o seu gato até uma clínica veterinária ou agende uma consulta em domicílio.
Agende pelo site

 

Tratamento da Toxoplasmose em Gatos

O tratamento da toxoplasmose em gatos pode ser baseado em medicamentos a base de cloridrato de clindamicina por aproximadamente 3 semanas. Em casos de uveíte, o médico veterinário pode receitar a administração tópica de acetato de prednisona 4 vezes ao dia. Em casos mais severos, com acometimento ocular e do sistema nervoso central, pode-se utilizar medicamentos a base de sulfadiazina durante 14 a 21 dias.

Durante o período de tratamento é importante observar se há melhora no quadro do animal e, em caso negativo, entrar em contato com um veterinário de sua confiança ou levar o seu gato até uma clínica veterinária.
 

Tratamento de Toxoplasmose em Humanos

As pessoas que estão infectadas, mas que não apresentam sintomas geralmente não precisam de tratamento.

Já os infectados imunodeprimidos, podem tratar a toxoplasmose com medicamentos devidamente receitados por médicos, incluindo drogas antimaláricas e antibióticos. Os pacientes Aidéticos devem seguir com o tratamento enquanto o sistema imunológico estiver debilitado para evitar que a doença se manifeste novamente.
 
 

Prevenção da Toxoplasmose

carne-cruaInicialmente vale ressaltar que não existem impeditivos para que pessoas com o sistema imunológico fragilizado (como portadores de HIV) e mulheres grávidas possuam gatos, desde que todas as medidas de prevenção sejam feitas a risca…as ações são simples:

  • Lavar as mãos antes e depois de manipular alimentos crus (principalmente carnes);
  • Lavar com água corrente e sabão todos os utensílios e equipamentos que entram em contato com a carne crua que será preparada;
  • A medida preventiva crucial consiste no cozimento adequado dos alimentos: os cistos são completamente inativados se a carne for inteiramente submetida a uma temperatura de 65ºC e assim mantida durante 4 a 5 minutos;
  • Lavar as mãos antes de se alimentar.
  • Utilizar luvas ao manusear terra ou areia, pois podem estar contaminadas com fezes de gatos infectados;
  • Gatos devem ser preferencialmente mantidos dentro de casa, com alimentação controlada e baseada em ração ou alimentos que sofreram tratamento térmico adequado;
  • As fezes dos gatos e a forração devem ser eliminados todos os dias para que os cistos da toxoplasmose não tenham tempo de esporular;
  • Caso utilize caixas de areia para gatos, estas devem ser banhadas com frequência utilizando água fervente para destruir os possíveis cistos;
  • As caixas de areias para recreação de crianças devem ser cobertas quando não estão em uso, para impedir o acesso de gatos;
  • Combater insetos, principalmente baratas, pois eles também podem contaminar produtos de origem animal e vegetal.

Deixe seu comentário!