Vacina V4: pra que serve? 1


O nome não é nada esclarecedor e no máximo nos induz a pensar que a vacina v4 imuniza o gato contra 4 doenças. Será que é isso mesmo? Para que serve esta vacina e quando deve ser aplicada?
 

Vacina V4 – O que é?

Trata-se de uma das principais e mais importantes vacinas que deve constar em qualquer esquema de vacinação para gatos. A vacina v4, ou quadrupla como também é chamada, deve ser aplicada em gatos filhotes e adultos e tem atuação abrangente no sistema imunológico do animal.

vacina-v4

Esta vacina protege os gatos contra 4 doenças, sendo:

  • Panleucopenia: inicialmente causa infecção intestinal, caracterizada por início súbito seguida de depressão, vômito e diarreia. Se não tratada devidamente, ocasiona desidratação grave e tem alto risco de mortalidade.
  • Rinotraqueíte: causa espirros, secreção nasal e ocular, anorexia (falta de apetite, o gato não come), febre alta e aborto em casos de gatas prenhes.
  • Calicivirose: caracterizada por desencadear corrimento nasal e ocular, conjuntivite, úlceras na língua e nos lábios. Pode ocorrer também dificuldade para respirar,  pneumonia e claudicação (o animal fica mancando).
  • Clamidiose: causa espirros, lacrimejamento nos olhos, conjuntivite, tosse, dificuldade respiratória e anorexia.

Estas últimas três doenças (Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose) também são conhecidas como o Complexo da Gripe Felina.

No final das contas, o resultado compõe 4 antígenos vacinais de 4 vírus distintos, por isso o batismo “vacina v4”. A grande vantagem dessa vacina é que o gato recebe uma única agulhada para se proteger contra várias doenças, evitando desconforto para o animal (o seu gato receberá uma agulhada ao invés de 4).

Além dessa vacina, também é possível imunizar o gato contra a Leucemia e a Raiva, zoonose de alta gravidade. Cada animal pode ter um esquema de vacinação diferente e a definição das vacinas que o seu gato deve tomar, assim como o intervalo entre as doses deve ser definida por um médico veterinário, que deve avaliar cautelosamente o estilo de vida do animal, habitat, particularidades da raça e histórico familiar.
 

Procurando por veterinário domiciliar?

Vacine o seu Pet em Casa!

Diferença entre a Vacina V4 e a V3

A única diferença entre essas duas vacinas é que a V4 protege contra a Clamidiose, já a V3 não abrange esta doença.
 
 

Vacina V4 – Quando aplicar?

De praxe, a aplicação da v4 em gatos filhotes ocorre a partir dos 42 dias de idade e é composta por três doses espaçadas de 21 dias cada (no caso da vacina V4 Pfizer, por exemplo). O reforço é feito anualmente em gatos adultos.

Vacine o seu Gato em Casa!

A vacinação deve ser feita por um médico veterinário e somente após um minucioso exame clínico, onde deverá constar que o gato está sadio, sem diarreia, febre e já vermifugado. Adicionalmente é importante ter ciência que a resposta adequada à vacinação está diretamente ligada à competência imunológica de cada animal, envolvendo diversas variáveis.

Assim como qualquer vacina, a v4 também pode gerar uma ou mais reações no animal, dependendo do organismo de cada gato pode ocorrer dor local durante 24 horas ou mais, prurido (ardência no local da aplicação), polidipsia (sede excessiva), nódulo local (resolvido em 48-72 horas) e letargia. Mais informações podem ser encontradas no site de bulas da Merial – Feline-4.
 
 

Vacina V4 – Quanto custa?

Em São Paulo, o preço da vacina v4 tem alto índice de variação, flutuando entre R$60 e R$130. Como com saúde não se brinca, é importante estar de olho na qualidade da vacina, por isso sempre opte por vacinas de origem comprovada e com bom histórico no mercado, como é o caso da Pfizer e Merial, por exemplo.
 

Dicas para vacinação do seu gato:

  • Se possível, opte por vacinar o seu gato em casa. Animais de estimação sentem-se seguros em seus territórios e o risco de adquirir doenças, pulgas e carrapatos é reduzido.
  • Gatos ariscos devem estar acompanhados do proprietário que pode utilizar gestos e carinhos cotidianos para acalmar o animal em situações de stress.
  • Crianças não devem levar os gatos para vacinar.
  • Gatos com diarreia, secreção ocular ou nasal, febre, falta de apetite ou que estejam convalescendo de cirurgias ou alguma doença, não devem ser vacinados. Trate a causa e só faça a vacinação quando o gato estiver sadio novamente.

Deixe seu comentário!


Um pensamento em “Vacina V4: pra que serve?

Os comentários estão desativados.