FIV e FELV em gatos


Sabemos que a FIV (imunodeficiência felina) e a FELV (leucemia felina) estão entre as doenças mais temidas pelos tutores de gatos. Mas afinal, o que são essas doenças? Descubra tudo isso de forma simples e clara neste artigo.

O que é a FIV?
A FIV, também conhecida como “AIDS felina”, é uma doença viral que debilita o organismo do animal abrindo porta para algumas doenças, causando baixa imunidade e anemia no gato. Alguns dos sintomas são: letargia, gengivites crônicas, perda de peso, infecções respiratórias, febre, entre outros. Esses sintomas podem ficar “adormecidos” por um bom tempo se o gato for jovem e tiver o sistema imunológico fortalecido.

Como a FIV é transmitida?
A principal forma de transmissão é através de mordeduras ou arranhões principalmente em brigas. Por isso os gatos de vida livre ou semi livre não castrados são mais propensos a serem portadores da FIV. Outra forma de transmissão da FIV é pela via transplacentária e durante a amamentação.

O que é a FELV?
A FELV (leucemia felina) é uma doença infecciosa, contagiosa e inoculável que se manifesta principalmente através de doenças tumorais em gatos. O início da doença normalmente ocorre meses ou anos após a infecção, por isso vale ressaltar a importância de sempre se fazer o teste para FIV e FELV. Os sintomas variam de acordo com a forma que a FELV se apresenta (neoplásica ou não) e dos sistemas acometidos, podendo ser bem parecidos com os sintomas da FIV.

Procurando por veterinário domiciliar?

Vacine o seu Pet em Casa!

Como a FELV é transmitida?
A transmissão ocorre através de lambeduras (saliva), fezes, urina, potes de água ou comida compartilhados e também por via transplacentária e na amamentação. . Filhotes que nascem de gatas portadoras do vírus da FELV tem uma chance pequena de sobrevivência. Cerca de 80% vem a óbito antes do nascimento.

Como descobrir se seu gato é portador da FIV e FELV?
Através de um teste rápido, o Snap. Ele consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue que em 10 minutos apresenta o resultado positivo ou negativo para FIV ou FeLV.
O ideal é que se faça mais de um teste em períodos diferentes , pois os testes podem apresentar falsos negativos dependendo da fase em que a doença se encontra.
Pode também ser necessário o teste de PCR quantitativo.

Existem vacinas contra FIV e FELV?
Temos disponível no mercado a vacina V5 que protege contra as seguintes doenças: vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Chlamydia psittaci e também contra a Leucemia felina (FELV). Ainda não existe uma vacina eficiente contra a FIV.

Como tratar a FIV e FELV?
São doenças que ainda não tem cura, apenas controle. É possível estabilizar o gato através de medicamentos que melhoram o sistema imunológico, uma alimentação de boa qualidade e também com tratamentos direcionados aos sintomas que vão surgindo com o tempo. Para a FELV o uso da quimioterapia e transfusões sanguíneas podem aumentar a sobrevida do gato.

A FIV e a FELV são doenças que diminuem a expectativa de vida dos gatos. Sendo assim devemos sempre lembrar da importância de manter os gatos vacinados e testados contra FIV e FELV.
Precisamos ter em mente que todos os gatos devem ser testados para FIV e FELV, independente se já tiveram ou vão ter contato com outros gatos.
Tutores conscientes ainda são a melhor forma de proteger nossos gatos contra a FIV e a FELV.

Deixe seu comentário!