A importância da consulta preventiva em gatos


Apesar do aumento da adoção e compra de gatos no Brasil, esses ainda estão aquém dos cães no que se diz respeito a cuidados veterinários, especialmente os cuidados preventivos. Os cães são levados à clínica até 3 vezes mais que os gatos. Muitas vezes isso acontece pela dificuldade em levar o gato até a clínica ou até mesmo pela falta de informação na primeira consulta com o veterinário.

Sempre ouvimos que os gatos são independentes e autossuficientes, tornando-os fáceis de serem cuidados – o que não pode ser levado ao pé da letra. Na verdade, gatos não demonstram a dor e as enfermidades como os cães, e podem parecer sadios ou exibir apenas sinais sutis que costumam não ser observados por seus tutores – ou quando são observados – ocorrem tardiamente.

Procurando por veterinário domiciliar?

Vacine o seu Pet em Casa!

Gatos tendem a não demonstrar com muita facilidade seus problemas. Assim, pequenas mudanças de comportamento podem nos dizer que algo está errado, como por exemplo, comportamento inadequado na eliminação de urina e fezes, ganho ou perda de peso, dificuldade para autolimpeza, sinais de estresse, mau hálito, esconder-se entre outros, etc.

É por isso que o atendimento domiciliar no conceito cat friendly vem se tornando cada vez mais procurado e vem conseguindo atender com qualidade os gatos em domicílio. 

Preconizam-se sempre a boa comunicação do veterinário com o tutor e uma interação pensando no conceito cat friendly com os gatos. Sempre orienta-se os tutores acerca das necessidades de seus animais, tentando direcionar a percepção dos tutores para a importância das consultas preventivas e em relação aos cuidados de manejo do gato filhote ao idoso.

É necessário entender a importância que os tutores tem na correta socialização dos seus gatos com outras pessoas, animais e com as caixas de transporte desde filhotes, para que esses animais possam fazer consultas preventivas sem estresse e com mais efetividade nos diagnósticos.

Deixe seu comentário!